Sites Grátis no Comunidades.net

 LIELETO






AS CRIANÇAS E O REINO DE DEUS

 

Mensagem: As crianças e o reino de Deus

texto referência: Matheus 19 v 14

 

V14- Jesus, porem disse: Deixai os pequeninos, não os              Embaraceis de vir a mim, por que Dos Tais é o reino dos céus

 

 

 

 

Ao meditar nesse versículo me perguntei o por que Jesus usa a expressão: dos tais é o reino dos céus. Então parei e comecei a meditar no por que; e não foi difícil listar alguns tópicos importantes:

 

1-A fé da criança é simples e prática

2-A criança não guarda mágoa em seu coração

3-A criança serve o senhor com alegria

4-A criança confia no Senhor e não duvida de seu poder

5-A criança é ousada na obra

1- Fé simples e prática

 Ilustração-

Ouvi uma ilustração uma vez, que contava a estória, de um povo do sertão nordestino. A seca estava muito forte; e o gado já começava a morrer. Então, os moradores daquela região se reuniram e combinaram que fariam uma vigília ao Senhor e pediriam para que Deus enviasse a chuva que eles necessitavam. No término dessa reunião; caiu uma chuva muito forte. E todos ficaram parados na porta se perguntando, como fariam para ir embora.

Logo sai do meio das pessoas uma garotinha e abre seu guarda-chuva.

Um senhor que estava na porta esperando a chuva passar pergunta a garota: De onde você tirou esse guarda-chuva?

 E a pequena sem hesitar respondeu:

  _ Eu trouxe o guarda-chuva de casa, por que sabia que Deus atenderia as nossas orações

 

 Moral- a garota citada na ilustração tinha uma fé simples- pois não duvidou em momento algum que Deus responderia as orações que seriam feita naquela reunião de oração. E teve uma fé prática- pois levou seu guarda-chuva.

 2- A criança não guarda mágoa no seu coração

Quando um pai briga ou dá uma palmada em seu filho, a criança vai chorar e retrucar na hora, mas passando-se alguns minutos; logo a criança retorna perto desse mesmo pai, que minutos atrás tinha lhe batido; com um sorriso em seu rosto.

Como é difícil para nós, adultos, esquecermos os desaforos que temos de engolir no serviço; na escola, em casa, ou seja lá com quem for.

             3- A criança serve ao senhor com alegria

 Quando  uma criança se  dirige a frente do púlpito para louvar a Deus com cânticos, na maioria das vezes ela vai correndo, pulando as vezes ; e é possível perceber em seus rostos, a alegria de estarem ali, louvando ao senhor.

 Nós adultos, muitas vezes quando o ministério de louvor nos convida para ficarmos em pé, muitas vezes não nos levantamos, por simples preguiça.

 E quando alguém nos pede para fazermos  algo para a obra do senhor como alguma visita nos lares, temos preguiça, inventamos desculpas e simplesmente não fazemos.

 

 Sal mos 100 v 2- Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cânticos

 

 

Davi desde pequeno, tinha prazer de ficar no campo louvando ao Senhor, enquanto pastoreava suas ovelhas. E nós adultos muitas vezes, estamos com o corpo presente na igreja, mas a mente está longe. Quando o ministério de louvar começa a cantar e pede para ficarmos em pé e batermos palmas, pensamos: ninguém merece ter que ficar em pé 4 cânticos seguidos.

Irmão; você não é obrigado a ficar em pé os 4 cânticos do louvor. Se você não agüenta ficar em pé, sente-se em seu lugar mas mantenha a reverência que o templo do senhor merece ter. E se for para você vir na igreja mal humorado com o mundo; e não dar a reverência ou a atenção que a palavra de Deus merece. Eu lhe garanto: é melhor você ficar em casa e não vir a igreja.

4- A criança confia no senhor e não duvida do seu poder

Quando uma mãe leva seu filho para passear no parque, por mais bagunceira que a criança seja, dificilmente ela saíra do alcance dos olhos da mãe, por que se sente seguro em ter sua mãe por perto; e também sabe que sua mãe estará ali pronta para protegê-la a qualquer instante se necessário.

Com Deus, nossa vida também é assim; por mais que sejamos como uma criança bagunceira, querendo aprontar as suas artes, por mais que nós venhamos a tentar escapar dos olhos do Senhor, sabemos que não conseguiremos; pois a presença de Deus é onisciente, onipotente e onipresente. Ou seja, por mais que nós venhamos tentar escapar dos olhos do pai, não conseguiremos. Afinal, ele nos conhece mesmo antes de nós mesmos nos conhecermos; pois ele mesmo nos desenhou e formou no ventre de nossas mães.

Davi desde menino confiava em Deus. E a bíblia mesmo o cita, como sendo um homem segundo o coração de Deus.

 

No Salmos 23 v 4 Davi diz- Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, por que tu estas comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

E no salmos 27 v 1- O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?

V3- ainda que um exercito me cercasse, o um coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nele confiaria.

V5- por que no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão, no oculto de seu tabernáculo me esconderá; por-me-á sobre uma rocha.

V10-por que quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá.

 Uma coisa posso afirmar, sem medo de errar:

Quem realmente conhece a Deus, e tem noção do tamanho; e da grandeza do seu poder e do seu amor para com nossas vidas; adquire a mesma confiança de Davi, e não deixa que seus problemas do dia a dia; se tornem um gigante a qual todos temem em enfrentar.  Pois o nosso  

5- A Criança é ousada na obra do Senhor

Em  João 6, na parábola da multiplicação dos pães, no v 9- notamos que Jesus utilizou um menino com cinco pães e dois peixinhos para alimentar a multidão.

Ler João 6 até o v 15 e dar ênfase v 9- Esta aqui um menino que tem 5 pães e 2 peixinhos.

 

A partir do v 7 podemos notar a preocupação dos discípulos em alimentar a multidão faminta; mas o que gostaria de destacar é que com tantas pessoas no meio daquela multidão; é provável que alguém tivessem algum alimento para saciar a sua fome. Porém, a falta de fé dessa pessoa, fez com que ela se calasse; quando alguns dos discípulos de Jesus, passava perguntando as pessoas ( o que é provável que tenha ocorrido, mediante a verificação da falta de alimento ).

Mas havia naquela multidão um menino na estatura e na idade; mas para mim, um gigante na fé. Pois encontrou coragem e fé, de não calar-se no meio da multidão. Que encontrou coragem o suficiente para dizer ao discípulo de Jesus, que ele tinha 5 pães e 2 peixinhos. Pouco para nós adultos; que temos fé limitada, e que mesmo presenciando tantos milagres de Jesus; não confiamos o suficiente para termos a plena certeza em nossas mentes, que Jesus pode multiplicar o alimento de nossas vidas.

Esse menino teve a coragem e a ousadia de levantar-se e avisar os discípulos, por que assim como uma criança confia em seus pais, e sabe que os mesmos irão sempre se empenhar para que nada falte aos seus filhos. Ele reconheceu em Jesus, o pai de amor, capaz de prover todas as necessidades daquele povo; por que não duvidou em momento algum, que esse milagre pudesse ocorrer, pois é provável que ele tenha presenciado outros milagres de Jesus.

Para que essa fé tão  grande surgisse no coração deste garoto, foi necessário conhecer Jesus e andar com ele. Se você quiser adquirir a mesma fé deste garoto; primeiro é necessário conhecer a Jesus. Mas se mesmo conhecendo Jesus, a sua fé não for como a desse garoto; sinto lhe informar, mas talvez você não tenha andado com Jesus tempo suficiente; para reconhecer nele o tamanho de seu poder e do seu amor para com a sua, a minha e a nossas vidas.

               Lucas 18 v 17- Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele

                

 Sei que esta mensagem pode parecer ,e realmente é um desafio para todos nós; e devemos aprender com ela a não querermos se tornar Adultos e independentes na fé.